Alimentação do Adolescente

29 de abril de 2008

PADRÕES DE CRESCIMENTO

É durante a adolescência que se observa o segundo período de crescimento rápido e é quando, em ambos os sexos, se afirma o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e o amadurecimento de toda a personalidade.

No sexo masculino, o surto de crescimento da puberdade começa em média aos 12 anos, atingindo o máximo aos 14 anos, com aumento importante tanto de massa magra como de tecido gorduroso, apresentando os meninos uma porcentagem maior de massa magra do que as meninas.

No sexo feminino, a puberdade se instala mais cedo, por volta dos 9 anos e meio, sendo o maior surto de crescimento em torno dos 12 anos. Há maior porcentagem de gordura corporal que nos meninos. Algumas crianças e adolescentes são capazes de apresentar maior peso devido ao aumento da massa magra (músculo e osso), enquanto outras, muito sedentárias, podem ter realmente excesso de tecido gorduroso. Um padrão estético de magreza parece predominar entre as meninas e elas o atingem com hábitos e consumo alimentar inadequados.

CARACTERÍSTICAS DA ALIMENTAÇÃO DO ADOLESCENTE

Nessa etapa da vida, ocorrem grandes transformações: biológicas, refletidas pelo intenso crescimento e mudanças corporais; sociais, observadas pela influência que os amigos passam a ter em seu comportamento; e, psicológicas, pela tão falada crise de identidade que surge como resposta ao fim da infância e passagem à fase adulta. São esperadas alterações do comportamento alimentar devido à influências de amigos, propaganda e atividades sociais. Porém, se o adolescente sempre apresentou bons hábitos alimentares desde a infância, o impacto dessas modificações será pequeno.

Deve-se ficar alerta à susceptibilidade dos adolescentes às deficiências nutricionais específicas e para o comportamento displicente com relação às conseqüências de suas práticas alimentares para a vida futura. O apetite encontra-se muito aumentado mas acentua-se, também, preferências alimentares, acompanhando outras atitudes que têm como objetivo a afirmação da personalidade.

Observa-se uma ingestão deficiente de cálcio, vitamina A, vitamina C e ferro, principalmente para as meninas que freqüentemente fazem dieta de emagrecimento. Refrigerantes, café, chá e bebidas alcoólicas freqüentemente substituem o leite e os sucos.

Os hábitos alimentares de adolescentes são caracterizados por: (1) uma maior tendência para pular refeições, especialmente o café da manhã e o almoço; (2) lanches, especialmente doces; (3) consumo inadequado de "fast food"; e (4) dietas de emagrecimento.

Esses padrões de comportamento são explicados pela independência recém conquistada e pela agenda ocupada do adolescente, sua dificuldade em aceitar os valores existentes, insatisfação com a imagem corporal, busca de auto identidade, desejo de aceitação pelos amigos e necessidade de enquadrar-se no estilo de vida adolescente.
Uma baixa ingestão de cálcio associada a uma alta ingestão protéica pode afetar desfavoravelmente o balanço de cálcio e talvez aumentar o risco de osteoporose na velhice.

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

A anorexia e bulimia nervosa são fenômenos característicos da adolescência e trata-se de problemas sérios, possivelmente de origem psicológica, devida principalmente aos padrões de beleza impostos pelos meios de comunicação, resultando na busca frenética pela magreza.

A anorexia nervosa caracteriza-se pela recusa alimentar, com medo excessivo de engordar e perda súbita de peso. Há obsessão pelo valor calórico dos alimentos e interesse anormal por exercícios físicos. É comum que ocorra a amenorréia (suspensão da menstruação).

Na bulimia há ingestão de grandes quantidades de alimentos por um curto período de tempo, seguido de vômitos provocados. O uso de laxantes e diuréticos é freqüente com o objetivo de perder peso.

Os adolescentes com sinais de anorexia e bulimia nervosa necessitam de cuidados médicos, psicológicos e nutricionais.

ORIENTAÇÕES PARA A PROVA DO VESTIBULAR

-Não fazer refeições fora de casa nos dias que antecedem a prova
-No dia anterior à prova, fazer refeições pobres em gordura
-No dia da prova, alimentar-se adequadamente, preferindo refeições leves e alimentos ricos em carboidratos
-Levar para o momento da prova: água, barra de cereais, biscoitos simples, ou lanches"light"

EXEMPLO DE CARDÁPIO PARA O ADOLESCENTE

Café da Manhã
Leite com cacau
Pão integral com queijo
Fruta

Lanche da manhã
Barra de cereais

Almoço
Salada de alface com tomate
Carne moída com cenoura
Arroz
Feijão
Limonada

Lanche da Tarde
Leite com cacau
Pão integral com requeijão
Fruta

Jantar
Sopa de legumes com macarrão
Sanduíche de carne e queijo
Salada de frutas

Ceia
Leite com cereal

Bibliografia: Crescendo com Saúde - Maria Luíza de Brito Ctenas e Márcia Regina Vitolo - C2 Editora

Categoria: Adolescência

Fonte: Equipe Portal Orgânico

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa adorei as dicas , muito obrigada ,essa dieta é muito boa valeu mesmo !!! ;)

Nayzinha disse...

pÔ vei, brigada aÊ
eu emagreci e to no peso q eu queria valeu...
te agradeço...

Anônimo disse...

que 10
valeu em!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sooh pode comer issO /?
tem maiix cardapiiOs naaao ?
Maiix tah boom Obg ajudou mt !@

Anônimo disse...

por acaso essa dieta está balanceada?????

Anônimo disse...

gostei muito , mas o cacau é meio amargo , pode ser tomado com adoçante ? ou é puro com leite mesmo ?
comprei pra tomar aquilo nao passa pela minha garganta kkkk'
alguma dica pra substituir o cacau e o leite normal?

Anônimo disse...

Vou precisar desses dados para a minha pesquisa!
vlw! brigadão.

Lorena disse...

dicas valiosas, amei e irei aplicar no colegio objetivo zona norte sp, valeu demais, obrigada mesmo!

 
Templates para novo blogger