Sexo e composição corporal influenciam na hidratação de indivíduos saudáveis

26 de dezembro de 2008


Estudo recente verificou que a distribuição dos espaços hídricos celulares do organismo humano é influenciada pelo sexo e pela composição corporal, em indivíduos caucasianos saudáveis. Ou seja, dependendo dessas variáveis, a água corporal total (ACT) pode corresponder de 50 a 75% do peso corporal. A água intracelular (AIC) compreende 2/3 da ACT.


Mil oitocentos e dezoito indivíduos saudáveis (944 homens e 874 mulheres), com média de idade de 42,7 anos e índice de massa corporal (IMC) de 24,3 kg/m2, foram incluídos. Os participantes foram separados em eutróficos (IMC < n =" 1148)," n =" 557)">30 kg/m2, n = 113).


A análise para estimativa da água corporal total e intracelular foi feita pela bioimpedância elétrica, por ser um método fácil, portátil e prático, apesar de não ser considerado um método de referência. A utilização de técnicas de diluição de isótopos seria impossível em virtude de seu alto custo. Por isso, os autores se preocuparam em utilizar equações validadas.


Os autores observaram que a razão entre a quantidade de ACT e peso é maior em homens e diminui com o aumento do IMC em ambos os sexos (52,7; 47,3; 42,6 L/kg em mulheres, respectivamente; e 60,1; 56,4; 53,7 L/kg em homens, respectivamente; p <>

Além disso, a razão ACT pela MLG (massa livre de gordura), que em indivíduos eutróficos é composta por 72 a 73%, e em obesos por 75% de água, é um indicador da hidratação celular que é afetada pela idade, mas não pelo sexo. A razão entre AIC pela MLG não difere entre os sexos, porém diminui com o aumento do IMC. Os autores especulam que a razão AIC pela MLG parece ser uma informação mais precisa da hidratação celular, porém pouco estudada. “A AIC é um parâmetro que controla muitas funções metabólicas”, explicam os pesquisadores.


Alterações de hidratação são prevalentes na prática clínica, principalmente a desidratação, que é uma importante co-morbidade em pacientes hospitalizados e está associada ao aumento tanto de internações como de custos hospitalares. Além disso, pode piorar o estado nutricional de indivíduos desnutridos, idosos e com falência de órgãos (rim, coração e fígado).

Lilian Mika Horie

Referência(s):

Ritz P, Vol S, Berrut G, Tack I, Arnaud MJ, Tichet J. Influence of gender and body composition on hydration and body water spaces. Clin Nutr. 2008;27(5):740-6.

0 comentários:

 
Templates para novo blogger