A Dieta Mediterrânea

22 de setembro de 2008


Esta dieta é considerada pelos especialistas como sendo a mais saudável do planeta por trazer benefícios como aumento da longividade, redução da incidência de doenças cardíacas e do cancêr. A dieta ainda é rica em fibras, vitaminas e mineirais, nutrientes essenciais para a boa função intestinal e ajuda no controle do colesterol.


A região mediterrânea é formada por países de três continentes diferentes, onde todos são banhados pelo mesmo Mar: o Mediterrâneo. Na Europa, países como Itália, Espanha, Grécia, Iugoslávia, França e Albânia; Na África, países como Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos e na Ásia, países como Turquia, Israel, Síria e Líbano fazem parte desta região.


Apesar das inúmeras diferenças culturais, econômicas e sociais entre eles, certas características geográficas (clima, temperatura, solo) influenciaram sua agricultura e, conseqüentemente, seus hábitos alimentares, ao longo dos séculos.


Na dieta Mediterrânea encontra-se equilíbrio entre carboidratos simples e complexos, proteínas e gorduras insaturadas. Uma característica marcante é o uso abundante de azeite de oliva, uma gordura mono-insaturada, que colabora ainda mais para o aumento de seus benefícios nutricionais.


O cardápio desta dieta inclui consumo elevado de frutas, hortaliças (verduras, legumes), cereais, oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), grãos (grão de bico, lentilha), vinho e azeite de oliva.

Um baixo consumo de carnes vermelhas (poucas vezes no mês), gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar) e uso moderado de frango e peixe (apenas algumas vezes por semana) é o que faz a diferença na dieta mediterrânea para as outras regiões do planeta.


Retirado de: Salada verde. Disponível em: <http://saladaverde.com.br/>.

0 comentários:

 
Templates para novo blogger