A importância da suplementação nutricional

8 de setembro de 2008



Com o estresse dos tempos modernos, agito das grandes cidades e pessoas cada vez mais apressadas, cabe ao nutricionista ou ao médico identificar as deficiências nutricionais de cada paciente para orientá-lo corretamente em sua alimentação. Em muitos casos, é necessário complementar esta dieta com os nutrientes que o indivíduo não consegue ingerir na quantidade necessária.
A orientação é do dr. Dan L. Waitzberg, diretor do GANEP Nutrição Humana e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
“Já é sabido que uma dieta equilibrada é peça-chave para a manutenção da saúde. Mas nem sempre é possível a ingestão das seis a nove porções de frutas, legumes e vegetais, por exemplo”.

O especialista explica que há grupos que não têm condições de se alimentar nesta quantidade, tais como os idosos, por sua condição fisiológica, dificuldade de mastigação; ou as crianças, que geralmente são avessos a esses alimentos.
“Há também as grávidas, e os esportistas, que precisam de quantidades ainda maiores de nutrientes. Para todos estes grupos, para todas as deficiências, há suplementos que podem fornecer os nutrientes escassos na dieta, favorecendo a manutenção da saúde e prevenção de doenças”, afirma dr. Dan.


Autor: Chico Damaso

0 comentários:

 
Templates para novo blogger