Quais fórmulas podem ser ofertadas nos primeiros meses de vida para crianças alérgicas ao leite de vaca?

21 de setembro de 2008


A alergia à proteína do leite de vaca geralmente se manifesta nos primeiros meses de vida e pode durar por meses ou até anos. Confirmado o diagnóstico, o alimento deve ser retirado da alimentação e, muitas vezes, é necessário excluir também alimentos que contenham traços de proteína do leite de vaca, como biscoitos, bolos, manteiga, entre outros.

As fórmulas devem ser utilizadas, pois em muitos casos as crianças estão iniciando a alimentação com papas de frutas e legumes, insuficientes para atingir as suas necessidades nutricionais. Portanto, em substituição ao leite de vaca, algumas fórmulas infantis podem ser utilizadas para fornecer os nutrientes adequados, principalmente a proteína animal e o cálcio, que são fundamentais para o crescimento da criança.

As fórmulas indicadas são:

* Fórmulas infantis com proteínas hidrolisadas: são formadas por cadeias peptídicas (cadeias de aminoácidos que formam as proteínas) que não provocam a alergia e fornecem os nutrientes adequados.

* Fórmulas infantis com aminoácidos: não provocam alergia, sendo nutricionalmente completas para o crescimento da criança.

* Fórmulas infantis com proteína de soja: se a criança não apresentar alergia à soja, esta fórmula é a opção de menor custo que pode ser utilizada. Se a criança apresentar reações alérgicas, esta fórmula deverá ser substituída pelas fórmulas infantis com proteínas hidrolisadas ou com aminoácidos.

Um profissional especializado deve ser consultado para orientar a melhor escolha.

Autora: Tatiana Olivato Carvalho


Bibliografia(s)

Wahn U. Aspects of nutritional management of food allergy. Pediatr Allergy Immunol. 2001; 12(14):75-7.

Sicherer SH. Food allergy. Lancet. 2002; 360: 701-10.

Host A. Frequency of cow´s milk allergy in childhood. Ann Allergy Immunol. 2002; 89:33-37.


Retirado de: NUTRITOTAL. Disponível em: <http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=9&id=480>.

0 comentários:

 
Templates para novo blogger