Afinal... o que é RESVERATROL?

2 de maio de 2008



O estudo realizado pela Universidade de Barcelona (Espanha) e publicado na revista Analytical Chemistry, é o primeiro que descreve a união dos polifenóis do vinho com o LDL humano (lipoproteínas de baixa densidade), identificando o LDL como estrutura alvo do resveratrol na dieta. Desta forma, abriram-se novas perspectivas para resolver as incógnitas da ação antioxidante do resveratrol no organismo humano.

O resveratrol é um componente do vinho não só antioxidante, mas também com propriedades antiinflamatórias, antitumorais e que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. O estudo realizado pela Universidade de Barcelona, abre um novo campo para as pesquisas relativas à interação entre os efeitos antioxidantes dos polifenóis e do LDL.

Seu principal objetivo foi demonstrar que o resveratrol presente na dieta é capaz de chegar, unir-se e agir no LDL humano. Para realizá-lo foi desenvolvido um método rigoroso e sensível para detectar o resveratrol e seu metabolismo no LDL de um grupo de voluntários, após a ingestão moderada de vinho.

O estudo revela outra novidade, após a análise do sangue, foi constatado que os voluntários não absorviam os polifenóis de maneira igual, mostrando que existe uma variabilidade entre um indivíduo e outro a qual poderá determinar os efeitos positivos do consumo moderado de vinho em cada pessoa.

A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Pesquisadores de Antioxidantes Naturais do Departamento de Nutrição e Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, e faz parte da Tese de Doutorado de Mireia Urpí-Sarda, dirigida pela Dra. Cristina Andrés-Lacueva. Também colaboram pesquisadores de reconhecida trajetória científica nos Serviços Cientifico-Técnicos da Universidade e do Instituto Municipal de Pesquisas Médicas de Barcelona e da Universidade de Viena (Olga Jáuregui, Rosa Maria Lamuela Raventós, Walter Jaeger e Maria Isabel Covas).

As principais fontes alimentares de resveratrol são: vinho tinto, uva preta e sucos de uva. Pode também ser encontrado em amoras, eucalipto e amendoim.

Retirado de: http://www.uvibra.com.br/

0 comentários:

 
Templates para novo blogger