Fitosteróis X Colesterol

12 de maio de 2008




Fitosteróis são substâncias encontradas apenas nos vegetais e não são produzidos pelo corpo humano. São similares à estrutura química do colesterol, desempenhando funções parecidas com a dele em tecidos animais. Por esta razão, eles bloqueiam a absorção de colesterol, competindo com ele e retirando-o da célula.

Estudos clínicos e experimentais demonstraram que a adição de fitosteróis na dieta reduz os níveis plasmáticos de colesterol e de LDL-colesterol. Em humanos, há necessidadede no mínimo, 3g/dia de fitosteróis para redução dacolesterolemia, embora as concentrações de HDL-colesterole triglicérides não se alterem . Esses resultados levaram ao enriquecimento de margarinas comercialmente disponíveis, com ésteres de fitoesteróis ou fitoestanóis, que são os fitoesteróis reduzidos.

Uma dieta balanceada com quantidades adequadas de vegetais fornece cerca de 200 a 400 mg de fitosteróis. Assim, segundo alguns estudos, se forem consumidos de 3 a 4 g/dia de fitosteróis pode-se reduzir os níveis de LDL-colesterol ( o colesterol ruim) em cerca de 10 a 15% em média, mas lembrando que isto não altera os níveis de HDL-colesterol (colesterol bom) e de triglicérides no sangue.

Em uma pesquisa brasileira, pacientes que consumiram 2,8g por dia de esteróis vegetais (que fazem parte dos fitosteróis) na forma de margarina mostraram uma redução de 10 a 12% no LDL-colesterol. Isto significa cerca de 25g de margarina rica em fitosteróis/dia. Particularmente, altos níveis de esteróis são encontrados em farelo de arroz, germe de trigo, óleo de milho e grãos de soja. Em 2002, o “Scientific Commitee on Food” em Bruxelas, na Bélgica atestou os benefícios de se consumir alimentos enriquecidos com fitosteróis para diminuir os níveis de colesterol, mas ressaltou que a longo prazo este consumo pode diminuir a absorção de vitamina A, principalmente o betacaroteno. Assim, é importante incluir alimentos ricos neste nutriente como as folhas verde escuras (ex: espinafre) e frutas e vegetais de cor laranja como cenouras e damascos.


Retirado de:

Supremagrecimento. Disponível em: <http://supremagrecimento.com.br/fs_fitosterois.html>. Acesso em: 12 mai 2008 às 22:43.

Lottenberg AM et al. "Food phytosterol ester efficiency on the plasma lipid reduction in moderate hypercholesterolemic subjects." Arq. Bras. Cardiol. 79, 2:139-42, 2002.

0 comentários:

 
Templates para novo blogger